Workshop ‘O cuidador mindful’ -> 13 de março de 2020, no REACH

** Workshop **
O CUIDADOR MINDFUL: DA FADIGA DA COMPAIXÃO AO EQUILÍBRIO EMOCIONAL NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS

É globalmente reconhecida a importância das pessoas que prestam cuidados informais de primeira linha a doentes com problemas de saúde física e mental, exercendo estas um papel central na recuperação destes doentes. No entanto, nem sempre os cuidadores informais estão preparados para assumir este papel, estando sujeitos a altos níveis de sobrecarga (fadiga da compaixão e sobrecarga do cuidador), que não só afetam a sua qualidade de vida, como também poderão contribuir para a manutenção e/ou recaída do doente. Deste modo, torna-se premente prestar um apoio objetivo e fidedigno a estes cuidadores informais.
As terapias cognitivo-comportamentais de terceira geração ou cognitivo-contextuais, como o mindfulness e a terapia focada na compaixão, são abordagens inovadoras com benefícios reconhecidos mundialmente. Intervenções desta natureza têm-se revelado eficazes na redução do stress e na promoção do bem-estar social e emocional de cuidadores de doentes com várias patologias.
Este workshop (com a duração de 6 horas) visa demonstrar e praticar o desenvolvimento de competências adaptativas de regulação emocional, centradas no auto-cuidado, que possam ser alternativas a processos desajustados que geram sofrimento ao cuidador e se refletem no estado de saúde do doente. Tendo como base os modelos baseados em mindfulness e compaixão, pretende-se que os participantes desenvolvam competências breves de gestão emocional e do stress, associados à prestação de cuidados, como se de um ‘manual de sobrevivência’ se tratasse, perante as adversidades da vivência com familiares doentes.

-> Destinatários: população em geral
-> Máximo de participantes: 40
-> Inscrições e dúvidas através dos seguintes contactos: reachmindfulness@gmail.com / Tlm: 917837323 (preferencialmente por SMS)
-> Entrega de certificado de participação
-> Data e horário: 13 de Março de 2020 (sexta-feira), das 10h às 17h
-> Valor por participante: 50€
-> Local: REACH – Centro de Mindfulness
Edifício Mapfre, Rua Gonçalo Cristóvão, 347, sala 103, Porto
-> Formador: Ricardo João Teixeira. Psicólogo clínico e da saúde. Psicoterapeuta cognitivo-comportamental (e supervisor). Fundador do REACH – Centro de Mindfulness. Formador na área do mindfulness clínico, em diferentes contextos e com diferentes populações. Instrutor do programa MBCT, tendo como mentoras Patrizia Collard e Helen Stephenson (Reino Unido), segundo as orientações da ‘UK Network for Mindfulness-Based Teacher Training Organisation’.
Coordenador do serviço de psicoterapia e da consulta baseada em mindfulness na Clínica da Ordem (Porto), à qual se encontra associado o REACH. Professor convidado e investigador na área do mindfulness e regulação emocional na Universidade de Aveiro. Investigador no Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde (IINFACTS, CESPU). Doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho. Pós-doutorado em Psicologia (área do mindfulness e terapias cognitivo-comportamentais de 3ª geração) pela Universidade de Aveiro. https://www.cienciavitae.pt/pt/821B-47E9-A9EC

239 leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *