Programa MBCT (Mindfulness-Based Cognitive Therapy), 3ª ed. Online (início a 25.02.2021)

Em fevereiro de 2021 teremos a 3ª edição online do programa de 8 semanas MBCT (Mindfulness-Based Cognitive Therapy), no REACH. 🙂
Entre 25 de fevereiro e 15 de abril de 2021 (das 10:00h – 12:30h). Vejam um recente artigo ilustrativo acerca do Poder da Meditação: http://apmindfulness.com/pdf/Prevenir-182_1_1.pdf)
+ INFOS ⬇️
DESCRIÇÃO:
O programa MBCT (mindfulness baseado em terapia cognitiva) foi criado para aprender a lidar eficazmente com o stress, estados de ansiedade e depressão de uma forma tolerante e presente. A prática de meditação mindfulness oferece um estado de consciência no momento presente, acolhendo uma atitude de curiosidade perante os pensamentos, emoções e sensações ausentes de crítica ou julgamento. O cultivar desta atitude fornece meios úteis para lidar de uma forma mais eficiente com estados de ansiedade, tristeza, sensações de medo e preocupação e, concretamente, permite estabelecer uma nova relação com estes estados emocionais, criando abertura para a receptividade, paciência, empatia e compaixão.
O MBCT foi desenvolvido por Mark Williams da Universidade de Oxford, juntamente com John Teasdale da Universidade de Cambridge, e Zindel Segal da Universidade de Toronto. O programa foi originalmente desenhado para prevenir recidivas na depressão, tendo revelado, em estudos clínicos, ser pelo menos tão eficaz quanto os antidepressivos (sem os respetivos efeitos secundários).
Na prática consiste em exercícios diários, de dez a vinte minutos, destinados a aumentar a nossa atenção plena (mindfulness). Ou seja, ajuda-nos a perceber o que estamos a pensar a cada momento e o efeito que esses pensamentos têm no nosso bem estar. O programa será realizado durante 8 sessões, de cerca de 2h30.
Inclui: manual, certificado, textos de apoio e material extra. Mais descrições AQUI: http://bkind.pt/
CALENDARIZAÇÃO e TEMÁTICAS (à 5ªf de manhã):
– Sessão 1: Como desligar o Piloto Automático; Criar um espaço interno e externo para a prática; Para viver a vida: abrandar (25.02.2021, 10-12:30h)
– Sessão 2: Respirar a vida; Aprofundar a consciência de si; Lidar com os obstáculos durante a prática (04.03.2021, 10-12:30h)
– Sessão 3: Voltar ao presente; Usar os sentidos; Criar um espaço de respirar (11.03.2021, 10-12:30h)
– Sessão 4: Estar presente; Reconhecer as emoções difíceis; Abrir novos caminhos (18.03.2021, 10-12:30h)
– Sessão 5: Aceitar e largar; Sentar com o que está; Libertar-se de hábitos (25.03.2021, 10-12:30h)
– Sessão 6: Os pensamentos não são factos; Estabelecer uma nova relação com os pensamentos; Ver claramente (01.04.2021, 10-12:30h)
– Sessão 7: Cuidar de si; Equilíbrio no dia-a-dia; Estabelecer uma nova relação consigo mesmo (08.04.2021, 10-12:30h)
– Sessão “R: Retiro (opcional, mas altamente recomendável -> 09.04.2021, 6ªf, 10-16h)
– Sessão 8: Viver consciente; Abrir-se à vida; A paz é este passo (15.04.2021, 10-12:30h)
LOCAL: online, via Zoom
DESTINATÁRIOS/AS:
(8 a 12 participantes). Público em geral, maiores de 18 anos, que pretendam introduzir ou desenvolver o mindfulness nas suas vidas. A quem pode interessar o programa:
– Pessoas que pretendem aprender a lidar com a presença de estados emocionais tais como o stress, a ansiedade, a depressão e até estados de dor crónica;
– Pessoas que procuram aprofundar a meditação mindfulness como autoconhecimento e desenvolvimento pessoal;
– Pessoas que buscam a melhorias na regulação das suas emoções;
– Pessoas que necessitam de maior rigor na sua prática pessoal;
– Pessoas da área da saúde, ligadas ao ensino, à psicologia, terapias, etc., que pretendam iniciar ou aprofundar uma prática pessoal, mas ao mesmo tempo queiram incluir algumas destas ferramentas na sua prática profissional.
NOTAS: o programa MBCT pressupõe uma prática pessoal diária: considere se pode dedicar tempo para a criação de espaço para novos hábitos.
-> Tempo de prática formal previsto:
• sensivelmente 20 a 30 minutos diários, 6 dias por semana
Registo diário:
• cerca de 10 a 15 minutos por dia
Estudo com leitura ou visualização de vídeos:
• 1 a 2 horas semanais, dependendo do nível de interesse
DÚVIDAS/QUESTÕES:
– E-mail: reachmindfulness@gmail.com
– Através do Facebook e Instagram do REACH
INVESTIMENTO:
250€. Se pretender pagar em prestações, envie-nos um e-mail, para acordarmos as modalidades que lhe sejam mais confortáveis.
ORIENTAÇÃO: Ricardo João Teixeira. Psicólogo clínico e da saúde. Psicoterapeuta cognitivo-comportamental (e supervisor). Fundador do REACH. Formador na área do mindfulness clínico, em diferentes contextos e com diferentes populações. Instrutor do programa MBCT, tendo como mentoras Patrizia Collard e Helen Stephenson (Reino Unido), segundo as orientações da ‘UK Network for Mindfulness-Based Teacher Training Organisation’.
Coordenador do serviço de psicoterapia e da consulta baseada em mindfulness na Clínica da Ordem (Porto), à qual se encontra associado o REACH. Professor convidado e investigador na área do mindfulness e regulação emocional na Universidade de Aveiro. Investigador do CINEICC – Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (FPCE-UC). Doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho. Pós-doutorado em Psicologia (área do mindfulness e terapias cognitivo-comportamentais de 3ª geração) pela Universidade de Aveiro. https://www.cienciavitae.pt/pt/821B-47E9-A9EC
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